Tendências do Mercado Brasileiro de Comércio Eletrônico
Nos últimos tempos houve um notável crescimento no setor de comércio eletrônico no Brasil. Com a propagação da Covid‐19 juntamente com as medidas de distanciamento social implementadas em muitos lugares, as compras pela internet acabaram se tornando a principal maneira de consumo para diversos brasileiros. Segundo informações divulgadas pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), foi registrado um aumento de 73,88% no faturamento do comércio eletrônico no país durante o primeiro semestre de 2021 em relação ao mesmo período do ano anterior.
O considerável aumento do comércio eletrônico no Brasil pode ser explicado por diferentes motivos. Um deles é a praticidade e confortabilidade de realizar compras pela internet sem a necessidade de se deslocarem para fora de casa. Adicionalmente, a diversidade de produtos disponíveis online é significativamente mais ampla em comparação às lojas físicas, fator que chama a atenção dos consumidores que buscam opções variadas.
Outro fator que influencia o crescimento do comércio eletrônico no país é o aperfeiçoamento da logística de entrega. As empresas de transporte juntamente com os serviços postais têm se dedicado a implementar soluções para acelerar a chegada dos produtos adquiridos online, diminuir os prazos de entrega e os custos de envio. Essas medidas proporcionam uma experiência de compra mais satisfatória aos consumidores, que recebem seus itens de forma rápida e segura.
Com o crescimento do comércio eletrônico no Brasil, várias empresas tradicionais têm migrado para o mundo online e investido em estratégias de marketing digital para impulsionar suas vendas.Também temos visto o surgimento de novas plataformas de marketplace que proporcionam oportunidades para pequenos empreendedores e aumentam a competição no setor.Com essa perspectiva em mente, torna-se essencial que as empresas se mantenham atualizadas e atentas às tendências do mercado a fim de se destacarem conquistando uma base de clientes cada vez maior.